Entre em contato com o blog perna - Email: blogperna@gmail.com
Perna: [44] 99906 3002 (tim)

AULAS DE MUSICA

AULAS DE MUSICA

sexta-feira, 22 de julho de 2016

E MUITA PALHAÇADA


Um dos pontos mais críticos sobre a queima da palha da cana-de-açúcar são as emissões de gases do efeito estufa na atmosfera (Figura 3), principalmente o gás carbônico (CO2), como também o monóxido de carbono (CO), óxido nitroso (N2O), metano (CH4) e a formação do ozônio (O3), além da poluição do ar atmosférico pela fumaça e fuligem.

A queima da palha equivale à emissão de 9 kg de CO2 por tonelada de cana, enquanto a fotossíntese da cana retira cerca de 15 toneladas por hectare de CO2. Assim, a cultura da cana-de-açúcar mostra-se extremamente eficiente na fixação de carbono, apresentando um balanço altamente positivo, já que absorve muito mais carbono do que libera na atmosfera.
No Estado de São Paulo, a Lei no. 11.241 de 2002 controla a queima da cana-de-açúcar para despalha e instalou um cronograma para que a totalidade dos canaviais deixe de ser queimados. A norma exige um planejamento que deve ser entregue anualmente à CETESB, de modo a adequar as áreas de produção ao plano de eliminação de queimadas. O prazo máximo seria 2021 para áreas mecanizáveis e 2031 para áreas não-mecanizáveis. No Protocolo Ambiental assinado entre o Governo do Estado e a UNICA em 2007, ocorreu a antecipação dos prazos. No ano de 2014, plantações que estiverem em áreas com declividade de até 12%, não poderão mais ser queimadas, existindo somente a colheita mecanizada da cana crua. Nas demais aéreas, o prazo é até o ano de 2017.

3 comentários:

  1. quando vc queima as folhas de arvores que cai com frequencia todos enchem o saco. e aí? o que vai acontecer.

    ResponderExcluir
  2. Aqui tudo é piada. Quinta feriado, tudo fechado de creches.quinta e sexta. será que todas as maes que tem seus filhos na creche são servidores publicos? Acorda eleitores que tem seus filhos na creche.Onde vcs deixam seus filhos? Se continuar no próximo ano vai ser tudo igual. Pensem.....

    ResponderExcluir
  3. Entendo bem esta estatística. Contudo, acho que canavial em área urbana deveria, obrigatoriamente, efetuar a colheira sem praticar queimada. É muita sujeira. Mas a ganância fala sempre mais alto.

    ResponderExcluir