Entre em contato com o blog perna - Email: blogperna@gmail.com
Perna: [44] 99906 3002 (tim)

AULAS DE MUSICA

AULAS DE MUSICA

sábado, 25 de abril de 2015

S.O.S DEFESA CIVIL

VOCE SABE O QUE É UM DESASTRE? 
Paiçandu pode estar na rota de desastres podendo envolver Deslizamentos, Tempestades, Alagamentos, Vendaval, Enchentes, Enxurradas, Granizos, que pode causar destruição e pânico.
O que fazer?

MONTE CARMELO 
Conforme pesquisas feitas podemos definir o que é Defesa Civil e dar algumas orientações sobre procedimentos em casos de emergências, catástrofes e desastres:

VIADUTO DO MEIO 
A Defesa Civil é um colegiado formado por representantes de diversos órgãos, empresas e pessoas que agem em situações de emergência. É um organismo que serve para orientar e ajudar a população em caso de desastres, sejam chuvas ou outras situações de risco.

ESQUINA COM AV. IVAI
A Defesa Civil é da Prefeitura?
Também. A Defesa Civil existe nos três níveis de governo: Municipal, Estadual e Federal. Dentro do governo federal existe uma secretaria especial só para isso, chamada de  Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC). Ela está vinculada ao Ministério da Integração Nacional.
Quem Trabalha na Defesa Civil?
Existem voluntários, bombeiros, policiais e outros especialistas como engenheiros, por exemplo. Qualquer um pode ser voluntário e se inscrever para ajudar.  Sendo assim juntos poderemos aprender o que fazer para evitar perigos, conhecendo quais são e nos preparando antes que aconteçam. Assim, poderemos ajudar muita gente, explicando para nossa família e nossos amigos o que fazer antes, durante e depois de situações de perigo.
ALVORADINHA 

Situação em que a enxurrada estourou parede de residência



Situação em que a chuva de granizo destruiu plantações de milho, cana de açúcar em nossa região.


AGUA BOA 
Ao ligar para o telefone da Prefeitura e/ou, o telefone informado da Defesa Civil Municipal da cidade, só aceite a resposta "ESTOU INDO".  Se o atendente da Defesa Civil ficar enrolando e vier com desculpas do tipo "não temos ninguém neste momento... ", ou "já é tarde, só vamos poder atender amanhã..." então entre na INTERNET e procure o telefone da Defesa Civil do Estado. Depois, denuncie o fato ao Ministério Público, pois a COMDEC- Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, deve funcionar de forma ininterrupta 24 horas por dia e 7 dias por semana. Não existem fins de semana nem feriado para o telefone 193 e 199. Outra situação, caso não consiga contato com a Defesa Civil da Cidade, ligar  para o Corpo de Bombeiros de Maringá 193.
A vantagem de se ligar para o número 199 e 193 é que a ligação fica gravada com data, horário e o número do telefone que chamou. A Defesa Civil tem a obrigação de "ir até o local" para avaliar a gravidade da situação e fazer um relatório de atendimento. Qualquer demora no atendimento que cause o agravamento da situação de emergência poderá ser imputada aos agentes de plantão.

REGIAO DE MARINGA
Situações em que vendaval e chuva de granizo e enxurradas alagou e destruiu telhados e residências


CANADAZINHO

Estando no local, o Agente da Defesa Civil tem poderes investidos pela lei para "fazer o que for necessário" para salvar vidas. Para isso ele tem o poder de "requisitar" o parecer de especialistas. Médicos, Engenheiros, Veterinários, Geólogos, etc. podem e devem colaborar e emitir um "parecer profissional" sobre a gravidade da situação. O Agente não toma a decisão sozinho. Se uma parede precisa ser demolida, o Agente deve requisitar o parecer de um engenheiro.

AV. IVAI
Para deixar bem claro o risco existente no local, o Agente da Defesa Civil deve emitir o documento Auto de Interdição com instruções sobre a evacuação do local, pois o parágrafo VIII do artigo 13 do Decreto Federal estabelece que "Compete ao COMDEC vistoriar as edificações e áreas de risco ou articular a intervenção preventiva, o isolamento e a evacuação da população de áreas de risco intensificado e das edificações vulneráveis".  A "requisição" é um instrumento previsto na lei e a pessoa (física ou jurídica) requisitada não pode se negar a oferecer o que for requisitado.

PONTE SETE METRO FIM DO BELE VISTA II
O QUE FAZER EM UMA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Mortes podem ser evitadas. Mortes devem ser evitadas.
Cada um de nós, mesmo sendo um leigo, pode fazer muita coisa perante uma situação de emergência.

ESTAÇA-O FERROVIÁRIA DE PAIÇANDU
Para começar, podemos pensar nas ações que podemos tomar antes para prevenir uma determinada situação. Há ações que podem impedir que venha a ocorrer o desastre e há casos em que a emergência não pode ser evitada mas as perdas podem ser minimizadas.
Durante a ocorrência de uma situação de emergência, podemos tomar diversos tipos de iniciativas para que a ocorrência da emergência seja minimizada e também que as consequências sejam as menores possíveis.


E depois que a emergência cessou, temos que tomar uma série de providências para voltar à situação anterior ao desastre, como reconstruir o que foi destruído, consertar o que foi quebrado e, o mais importante, tomar iniciativa de ações para evitar que o desastre ocorra novamente.
Mas, antes de qualquer providência corretiva, precisamos "preservar" o local. Companhias de Seguro, Polícia Técnica, Ministério Público, a Justiça e muitos outros precisam coletar provas no local. Para salvar vidas, a Defesa Civil pode demolir paredes, remover escombros e o que for necessário para salvar a vida humana. MAS, depois que a Situação de Emergência passou, isto é, não há mais vidas em risco, a Defesa Civil deve retirar-se do local e a Polícia deve proteger o local para que as provas do desastre não sejam alteradas, ou melhor, adulteradas, suprimidas.
Não importa se o local é uma importante via de acesso. Certas situações que já vimos como a Prefeitura passar a remover imediatamente os escombros do local é totalmente irregular. Provas importantes que irão elucidar as responsabilidades envolvidas no desastres estão no meio dos escombros.
Se for o caso, deve-se providenciar o isolamento (com tapumes e cadeados) para que os peritos, do Instituto de Criminalística, da Companhia de Seguro, das Concessionárias de Serviços Públicos, das entidades como o CREA que fiscaliza o exercício da profissão e outros peritos contratados possam realizar o minucioso e criterioso trabalho de perícia com a serenidade que este tipo de trabalho exige. Deve-se proibir, terminantemente, o acesso de pessoas que não sejam para periciar o local. A gente assiste o Pessoal da Imprensa entrarem livremente nos locais sinistrados e mexem em tudo, adulterando o local do crime. Isso deve ser contido.

 
AV. CAMPO  ELISEOS 
O municipio através da Defesa Civil deve conhecer e identificar os riscos de desastres no município. A partir deste conhecimento é possível preparar-se para enfrentá-los, com a elaboração de planos específicos onde é estabelecido o que fazer, quem faz, como fazer, e quando deve ser feito. As ações mais importantes a serem desenvolvidas pela Defesa Civil são as preventivas que tem por objetivo evitar que o desastre ocorra. Portanto, são realizadas antes do desastre, no período de normalidade. É também, na normalidade, que a comunidade deve preparar-se para enfrentar a ocorrência do desastre, pois se as pessoas estiverem preparadas, sofrerão muito menos danos e prejuízos. 
ResponderExcluir
VOCÊ SABE QUEM E  O SECRETARIO DA DEFESA CIVIL DE PAIÇANDU 

Um comentário:

  1. voce poderia divulgar para nós o numero do telefone da defesa civil de paiçandu, porque quando precisamos não sabemos onde ligar

    ResponderExcluir